O Alzheimer é uma doença genética que passa de pais para filhos, levando uma pessoa a perder a memória e sofrer um processo de deterioração cognitiva de diferentes formas.
Segundo pesquisas, até 2050, o Brasil pode ter cerca de 4 milhões de pessoas com a doença. Sendo assim, é importante entender um pouco mais sobre a doença, principais sintomas e como combater os fatores genéticos com alguns hábitos.
Confira como prevenir o Alzheimer e ter uma vida leve e feliz!
O que é Alzheimer?
Você sabe, de fato, o que é Alzheimer? Essa doença é, basicamente, um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além de comprometer atividades da vida diária.
Somado a isso, a doença também acarreta em uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e alterações comportamentais.
Os sintomas do Alzheimer
O primeiro sintoma é a perda de memória recente e, com o passar do tempo, aparecem outros sintomas mais graves como, a perda de memória remota, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo, irritabilidade e falhas na linguagem.
Além disso, é fácil observar também outros sintomas, como:
- dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
- repetição da mesma pergunta várias vezes;
- incapacidade para resolver problemas;
- dificuldade para dirigir;
- dificuldade para encontrar palavras certas para se expressar;
- agressividade;
- passividade;
- tendência ao isolamento, entre outros.
O que causa o Alzheimer?
Para você entender, o Alzheimer instala-se no organismo quando o processamento de algumas proteínas do sistema nervoso central começa a falhar.
A partir disso, surgem fragmentos de proteínas mal cortadas e tóxicas dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles, acarretando na perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, que são capazes de controlar a memória, a linguagem, o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
A verdade é que a causa ainda é desconhecida, mas segundo estudiosos, essa doença é geneticamente determinada, ou seja, passa de pais para filhos.
Como prevenir a Doença de Alzheimer?
A verdade é que não há uma prevenção específica para combater a doença de Alzheimer, porém, pesquisadores acreditam que ter uma vida ativa e socialização constante, além de bons hábitos e estilos podem retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.
Confira as principais formas de prevenir o Alzheimer e também outras doenças:
- Estudar sempre;
- Ler com frequência;
- Participar de jogos inteligentes, como caça-palavras, quebra-cabeça, etc;
- Fazer exercícios de aritmética;
- Atividades em grupo;
- Evitar vícios, como fumar;
- Não consumir bebida alcoólica em excesso;
- Ter alimentação saudável, diminuindo a ingestão de produtos processados, com muito sal, açúcar e frituras;
- Praticar atividades físicas regulares em todas as fases da vida.
Agora que você sabe o que é Alzheimer, os principais sintomas e como se prevenir, não deixe de ficar de olho nos comportamentos dos seus familiares para identificar, com antecedência, os primeiros sinais da doença e, assim, iniciar os tratamentos o quanto antes.
Artigo interessante, não é mesmo?
Então, não deixe também de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre informações relevantes e assuntos importantes. Conheça os planos funerários da Funerária Santa Luzia e garanta o suporte adequado em momentos de perdas de uma pessoa querida.