Porto Ferreira - SP
Descalvado - SP

Cremação de animais: saiba como funciona e suas vantagens.

Não é de hoje que os tutores dos animais de estimação consideram seus pets como um verdadeiro membro da família. Eles são companheiros e estão ao nosso lado ao longo de toda a nossa vida. E é justamente por isso, que no momento em que seu pet vai a óbito, a dor de luto é da mesma forma quando um ente querido falece.

Todo mundo merece uma despedida digna, e isso também se estende aos animaizinhos. Atualmente, a preocupação dos tutores com a despedida deles, deixou de ser considerada uma futilidade, uma vez que, ter uma despedida, ajuda a lidar no processo de luto, de uma forma saudável, pois demonstra a admiração e respeito da melhor forma possível.

Hoje em dia, existem muitas formas de dar uma despedida digna para os animais de estimação, e uma delas é a cremação, um processo sustentável, prático e que permite que os familiares prestem as suas últimas homenagens.

Quer saber mais sobre esse procedimento? Então, continue a leitura!

 

Como funciona a cremação de animais?

A cremação de animais se assemelha muito com o procedimento humano. Se for da vontade dos donos, eles podem fazer uma cerimônia de despedida para o pet, com músicas, imagens, flores, entre outros elementos. Essa é uma opção, que ajuda a lidar melhor com o luto, sendo como uma espécie de velório, mas fica a escolha dos tutores.

Assim que acaba a cerimônia, o processo de cremação já pode iniciar ou o corpo é refrigerado para aguardar o procedimento. Em um segundo momento, ele é levado para um forno de duas câmaras que impedem a liberação de gases no meio ambiente, evitando gerar poluentes para a atmosfera.

A cremação, pode durar em torno de duas horas, podendo ser mais ou menos tempo, de acordo com o porte do animal. Assim que termina o processo, ficam apenas as cinzas, onde são colocadas em uma urna especial.

A funerária responsável pela cremação, emite um atestado de óbito comprovando que todo o processo foi feito de forma segura e sustentável.

 

Por que não é recomendado enterrar?

O enterro de animais, normalmente, acontece de forma improvisada, onde acabam enterrando no próprio quintal, terrenos, fazendas, entre outros locais. Esse processo é feito sem qualquer protocolo de segurança que evite a contaminação do solo e do meio ambiente.

Isso porque, com o tempo, o corpo inicia o processo de decomposição e se ele faleceu por uma doença contagiosa, por exemplo, esse agente pode adentrar no solo e contaminar a água local.

Além disso, doenças como toxoplasmose, raiva e leptospirose, podem ser propagadas, o que afeta humanos e até mesmo outros animais.

 

Vantagens da cremação em animais

Optar pela cremação é um ato de amor, proporcionando mais respeito na despedida do seu pet. Além disso, é uma maneira sustentável e benéfica para o meio ambiente, além de ser mais vantajoso para a família pois, todos podem fazer uma despedida digna para eles. Confira algumas vantagens de escolher a cremação pet!

Praticidade

Esse procedimento é realizado por profissionais capacitados e treinados para fazer a cremação. Portanto, você não precisa se preocupar com nada, apenas em vivenciar os últimos momentos com seu animal.

Em outros casos, você será o responsável por encontrar a melhor forma de eliminar o corpo. Por isso, a cremação torna-se uma prática para quem quer ter menos trabalho com isso, além de ser um processo mais respeitoso com o seu pet.

Menor sofrimento para os donos

Como dito anteriormente, a perda de um pet se assemelha a de um ente querido, e por isso, o processo é doloroso. É por esse motivo, que os donos não querem lidar com a imagem de ter que enterrar o seu companheiro.

O processo de cremação é realizado longe dos olhos dos tutores, onde poderão guardar apenas as boas lembranças em sua memória, sem precisar lembrar de como foi feito o enterro.

Possibilidade de guardar as cinzas

A cremação permite que você destine um lugar para homenageá-los e relembrar o quanto eram especiais. Assim como com as cinzas humanas, as dos pets também podem ser armazenadas em urnas e deixadas em um cantinho especial, para ser lembrado sempre.

Mas se esse não for o desejo dos donos, existem outros tipos de homenagens com as cinzas, como por exemplo, mistura-las com sementes a fim de germinar novas vidas em forma de planta.

 

Onde fazer a cremação pet?

Com o passar dos tempos, essa prática se tornou muito comum, e existem diversos locais que realizam esses procedimentos. Porém, é importante encontrar uma equipe especializada e que respeite esse momento.

Conte com a especialidade da Funerária Santa Luzia!

Uma funerária com atendimento 24h, especializada em dar ao seu amigo um tratamento especial e uma despedida digna. Entendemos que os pets proporcionam alegria e boas memórias, e por isso que esse momento merece respeito, amor e dedicação. Além disso, contribuímos com o meio ambiente, realizando um procedimento totalmente sustentável.

 

Conheça os planos pet da Funerária Santa Luzia!

Gostou desse artigo?  Então compartilhe com os donos de pet!

Confira os outros artigos e compartilhe nossos conteúdos com quem precisa saber!

Related Posts

Leave a Reply