A escolha pela cremação tem se tornado cada vez mais comum, já que ela é uma boa opção para eternizar a passagem do ente querido, além de conter diversos benefícios ecológicos.
Essa opção é um dos procedimentos em que garantem uma despedida mais leve para a família, escolhendo a melhor forma de eternizar o momento. A dor do luto é imensurável e sempre será algo difícil de enfrentar, portanto, essa pode ser uma oportunidade de manter a memória daquele ente querido ou fazer um gesto cheio de significados para o encerramento deste ciclo.
Contudo, existe uma grande dúvida sobre o que fazer com as cinzas após o processo de cremação. Por isso, listamos algumas maneiras, como uma forma de eternizá-las.
Acompanhe e aprenda um pouco mais sobre o assunto!
Entenda os benefícios da cremação
Um dos principais pontos é que a cremação tem se tornado uma alternativa mais viável do que o sepultamento tradicional. Isso porque, hoje em dia, existe uma dificuldade em ampliar ou criar novos cemitérios, principalmente em cidades maiores.
Além disso, é uma solução com menos impacto ao meio ambiente, pois, todo o procedimento é feito com cautela, em um forno fechado, para que não haja liberação de gases tóxicos no ar. Outro ponto é que as cinzas são compostas, praticamente, apenas de cálcio e potássio, permitindo que elas sejam liberadas em qualquer lugar, sem implicar na sustentabilidade.
Ao contrário do que muitos pensam, o processo de cremação permite, sim, que você faça uma despedida digna antes de começar o procedimento.
Como eternizar as cinzas da cremação?
Após as cerimônias de despedida, o processo de cremação pode iniciar imediatamente. Caso contrário, o corpo é refrigerado para aguardar o procedimento. Em geral, isto dura em torno de 30 dias, para que a família consiga pegar as cinzas, que são entregues em uma urna Cinerária.
Existem muitas maneiras de fazer uma despedida digna após a cremação.
Listamos alguns exemplos de homenagens para fazer com as cinzas. Confira!
- Transforme as cinzas em árvore
Essa é uma das maneiras mais lindas e especiais para eternizar a memória da pessoa! Esse processo traz consigo um grande simbolismo, pois a família tem, de alguma forma, a pessoa sempre presente em suas vidas. Além disso, é uma forma de dar vida à morte, pois ela estará sempre presente e próxima de todos.
Para essa finalidade, as cinzas são colocadas em urnas biodegradáveis, onde recebem junto às cinzas, sementes e terra com adubo. Esse procedimento é muito emocionante, pois é possível acompanhar o crescimento dessa árvore e no futuro, pode se tornar um local para relembrar as boas memórias e até mesmo para celebrar alguma data especial.
- Jogar as cinzas no mar ou espalhá-las em um lugar especial
É uma das atitudes mais tradicionais quando pensamos no que fazer com as cinzas. Para os amantes da natureza e do mar, essa é uma homenagem especial e única, que pode simbolizar também os infinitos caminhos que a cinza pode percorrer pelo mundo.
Além disso, durante a vida, é comum classificarmos alguns locais como favoritos ou até mesmo especiais por alguma memória marcante, onde também podem ser uma boa opção para espalhar as cinzas. Você pode optar também por espalhá-las em algum lugar que o ente querido gostaria de conhecer e não deu tempo.
- Transformar as cinzas em objetos ou jóias
Essa é uma opção para quem deseja manter a memória da pessoa “viva” e próxima, onde você transforma as cinzas em lembranças!
Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, como por exemplo, jóias, ampulhetas, urso de pelúcia e até mesmo em um disco de vinil. O propósito é poder se conectar com quem se foi, por isso, basta usar a criatividade e transformá-las no que você quiser.
- Transformá-las em tinta
Elas ainda podem ser misturadas em água e óleos, a fim de torná-las em uma tinta, onde podem ser usadas para criar obras de arte. Podendo retratar a imagem da pessoa querida.
Transformá-las em um quadro, é uma das homenagens mais significativas, pois ele pode se tornar uma herança de família e ser passado a cada geração.
Outra opção, seria misturar as cinzas na tinta e tatuar algo, para ficar eternamente memorizado em sua pele.
- Guardar as cinzas em casa ou no cemitério
Por fim, a nossa última dica é a mais simples, porém, bastante significativa e respeitosa com o ente querido. É possível guardar as cinzas em uma urna (onde você pode escolher a mais bonita e que combine com o gosto dele) e deixá-la em casa, bem próxima ou colocá-la em um jazigo da família.
Assim, você pode sentir a presença do ente querido e prestar as suas homenagens e orações sempre que possível. Neste sentido, pode ser reconfortante para a família, montar um pequeno santuário, com as lembranças dele.
Além disso, com o aumento da procura por esse procedimento, os cemitérios começaram a criar espaços específicos e destinados para deixar as urnas, a fim de tornar esse momento menos doloroso e especial.
Portanto, a cremação vem ganhando cada vez mais espaço atualmente, visto que, há diversas maneiras de deixar registrado na memória a lembrança desse ente querido.
Essas são apenas algumas maneiras de fazer uma despedida significativa para as pessoas que amamos, porém, basta usar a sua criatividade e levar em consideração os gostos do ente querido, que com certeza, você encontrará algo ainda mais especial e significativo.
Gostou? Então compartilhe esse blog com os amigos!
Não se esqueça de conhecer o serviço de cremação da Funerária Santa Luzia!
Confira os outros artigos e compartilhe nossos conteúdos com quem precisa saber!