Porto Ferreira - SP
Descalvado - SP

Como a tanatopraxia ajuda no traslado de corpos: entenda o que é.

Hora de você entender definitivamente qual é a importância da técnica de tanatopraxia para os traslados dos corpos e tudo o que essa inovação pode fazer para tornar menos desagradável a hora da despedida de um ente querido, durante o velório.

Imagine ter que ficar aguardando durante horas e horas ou até dias para a chegada do corpo de um ente falecido sem saber o aspecto em que ele estará? A tanatopraxia ajuda no traslado de corpos e você entenderá agora um pouco mais sobre essa técnica.

Já sabemos que o falecimento de um ente querido é um dos momentos mais tristes e difíceis na vida de quem o ama. Morte e vida são os opostos que mais mexem com as emoções das pessoas ao mesmo tempo que também são as únicas certezas que há.

E todo esse cenário fica ainda mais complexo quando o corpo do ente falecido precisa ser trasladado, ou seja, sair de uma cidade, estado ou país e ir para outro. Toda essa demora da chegada do corpo prolonga ainda mais o sofrimento e as expectativas de quem o aguarda.

Nessa hora, a função da tanatopraxia é essencial e, certamente, faz toda a diferença, já que ela serve para resguardar a degeneração durante o traslado de corpos. Está curioso para entender mais? Continue lendo esse artigo e esclareça suas principais dúvidas.

Tanatopraxia: entenda como essa técnica funciona

O nome até parece complicado, mas a técnica nada mais é do que preparar o corpo de um ente querido para o funeral de modo que impeça sua decomposição antes que a família, parentes e amigos cheguem para vê-lo pela última vez.

Principalmente, quando é necessário fazer o traslado de corpos da pessoa falecida de um local para outro demorando muitas horas ou até dias para completar o percurso.

Provavelmente, você deve recordar-se da prática de embalsamento que era muito realizada no período pré-histórico. Você lembra de ter estudado sobre esse assunto na escola ou de já ter escutado alguém falar?

Naquela época, o embalsamento, além de ser raro, também era permitido somente para os nobres. Acreditava-se que os faraós conseguiriam ver os deuses após a morte. Por causa disso, faziam o embalsamento para “festejar” tal encontro.

Nos dias atuais, muitos avanços ocorreram e a tanatopraxia tornou-se uma técnica de extrema importância no traslado de corpos, inclusive contribuindo nos cuidados com a saúde pública. Isso porque, a tanatopraxia faz a retirada de boa parte das bactérias do corpo da pessoa falecida.

Isso permite o impedimento da proliferação dos agentes infecciosos. Vamos explicar melhor. Durante nossa vida, o sangue possui um alto índice de oxigênio e isso faz com que nossa pele tenha uma coloração mais rosada, nos dando um aspecto saudável.

Ao morrermos este nível de oxigenação cai no nosso organismo e o gás carbônico toma conta totalmente dele aumentando o ressecamento da nossa pele, reduzindo a quantidade de colágeno e o desgaste dos tecidos. Ou seja, o corpo começa a se decompor.

Traslado do corpo e a importância da tanatopraxia

Se você não passou por uma situação assim já deve ter ficado sabendo de alguma família que precisou aguardar o corpo de um ente querido chegar para o velório ao ser transladado de outra localidade. Muitas vezes, numa demora de horas!

Uma situação que causa tristeza, ansiedade e receio, concorda? Afinal, como estará a aparência da pessoa que faleceu ao abrirem a urna funerária? É aqui que o serviço de tanatopraxia é validado e de extrema utilidade.

Ao utilizar-se dessa técnica, o traslado de corpos é feito de maneira mais segura evitando que ele deixe odores desagradáveis dentro do carro funerário e no local do velório, impedindo até a contaminação interna do veículo.

Com a tanatopraxia, durante o traslado de corpos todas as normas internacionais estarão sendo cumpridas à risca e estará resguardada a saúde dos funcionários da assistência funerária.

Sem contar que movimentar o corpo do ente querido dentro do veículo será feito pouquíssimas vezes garantindo que a aparência dele durante o velório seja a melhor e mais agradável possível.

Por fim, é válido ressaltar que a tanatopraxia vem se tornando uma forma honrosa de homenagear o ente querido e retribuir todo o carinho e cuidado ofertados por ele em vida.

A Funerária Santa Luzia é uma das pioneiras na técnica de tanatopraxia e estamos prontos para te amparar num dos momentos mais delicados da sua existência, inclusive realizando o traslado de corpos.

Portanto, agora você já sabe o que é a tanatopraxia e como essa técnica é realizada. Então, aproveite para navegar mais, aqui, no nosso site e conhecer melhor nossa história, analisar nossos planos funerários e conferir todos os serviços que disponibilizamos.

Related Posts

Leave a Reply