Porto Ferreira - SP
Descalvado - SP

Como funciona o processo de Cremação?

No Brasil, a prática de enterrar os mortos é a mais utilizada, mas certamente você sabe que existe o processo de cremação, uma técnica milenar, considerada uma prática mais sustentável e cada vez mais usada em todo o país. 

Quer entender melhor como funciona a cremação? Então, vem com a gente, pois elaboramos um artigo muito interessante sobre este tema. Confira! 

Como funciona a Cremação? 

Assim como acontece no caso do enterro, antes do corpo ser levado para o processo de cremação, a família realiza uma curta cerimônia de despedida, que normalmente dura cerca de 15 minutos.  

Após a conclusão da homenagem, o corpo é levado ao forno de incineração, dando início ao processo de cremação. Mas antes disso o corpo precisa ser mantido em uma câmara fria por pelo menos 24 horas. 

No processo de cremação, tanto o corpo quanto o caixão, sem alças e vidros, são colocados em um forno próprio para cremação e submetidos a uma temperatura que pode chegar a 1200 °C. 

Em razão da alta temperatura, o calor intenso faz as células do corpo mudarem para o estado gasoso, além de consumir completamente o caixão e as roupas.  

Durante esse processo, as cinzas são espalhadas a cada meia hora com uma pá gigante. Depois de retiradas do forno, estas partículas são resfriadas por aproximadamente 40 minutos e peneiradas para separar restos de flores e madeira.  

Depois disso, são levadas a um moinho que é uma espécie de liquidificador, resultando nas cinzas do falecido que, posteriormente, são depositadas em uma urna para ser entregue aos familiares. 

Vale lembrar que todo o processo de cremação é realizado de forma individual, ou seja, não há contato do corpo com restos mortais de outros cadáveres. 

Qual o tempo do processo de cremação? 

Normalmente, a cremação de um corpo leva cerca de três horas. No entanto, este tempo pode variar de acordo com o caixão escolhido e também o peso do corpo. Dessa forma, corpos mais pesados levam mais tempo para ser cremados. 

Para se ter uma ideia, caixões que pesam cerca de 250 quilos ou mais podem levar quase seis horas para serem totalmente consumidos pelo fogo. 

Valor da cremação? 

Para quem se pergunta sobre quanto custa uma cremação, saiba que aqui no Brasil, esse valor pode variar bastante, dependendo da empresa contratada.  

Contudo, esse valor pode ficar entre R$ 2.500 mil e R$ 10 mil dependendo do modelo do caixão, das flores, do local onde será feito o velório e do tipo de plano de serviço funerário contratado, entre outras questões, que incluem translado, por exemplo.  

A Funerária Santa Luzia realiza cremações com segurança, cuidado e com todo o respeito que o falecido merece.  Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço. 

Artigo interessante, não é mesmo? 

Então, não deixe também de nos acompanhar aqui no blog da Funerária Santa Luzia, pois trazemos sempre informações relevantes e assuntos importantes.  

Related Posts

Leave a Reply