Você já conhece as formas de tratamento e prevenção da Hipertensão? Essa doença, infelizmente, é muito presente na vida dos brasileiros, gerando diversos malefícios e dificuldades no dia a dia dos indivíduos acometido por ela.
Entretanto, essa doença pode ser previnida e quando diagnosticada precocemente é tratada de maneira menos invasiva e mais definida. Por isso, conhecer os meios de prevenção e combate é muito importante.
Ficou interessado? Então vem com a gente, pois trouxemos várias informações pertinentes sobre esse assunto!
O que é a Hipertensão?
Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é uma doença que amplifica a pressão sanguínea nas artérias corporais, apresentando um índice superior a 14 por 9, quando aferido pelo esfigmomanômetro- aparelho utilizado para averiguar o índice de pressão no sangue que circula pelas artérias.
Essa enfermidade é temida por seu potencial de risco ao surgimento de outras doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), e doenças renais, como a insuficiência renal. Dessa forma, as consequências e possíveis doenças impulsionadas pela hipertensão são uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde.
Prevenção da hipertensão
Prevenir males antes que surjam, com certeza será sempre a melhor maneira de combate, por isso destacamos a prática de atividades físicas, a redução do consumo de sal e a alimentação saudável e nutritiva como formas que auxiliam a prevenção dessa doença. Além disso, a diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas e o ato de não fumar auxiliam ainda mais a atenuação dos riscos de surgimento da hipertensão.
Principais Sintomas
- Tonturas;
- Incômodos na região peitoral;
- Visão turva e borrada;
- Dificuldades respiratórias;
- Dores de cabeça frequentes.
Diagnóstico Precoce
Embora pacientes hipertensos tenham os sintomas supracitados em comum, é totalmente normal que um indivíduo acometido pela doença não possua os sintomas aqui citados. Por isso, é de fulcral importância manter consultas periódicas em centros hospitalares, averiguando a pressão, no mínimo, uma vez a cada ano, comparando os resultados obtidos com os índices de anos anteriores.
Mantendo visitas regulares, a hipertensão pode ser descoberta em seus estágios iniciais, favorecendo positivamente o tratamento, logo no início da doença, antes mesmo que o hipertenso apresente algum sintoma, dor ou complicação.
Tratamento da hipertensão
Os tratamentos da hipertensão normalmente são feitos à base de medicamentos anti-hipertensivos, diuréticos ou vasodilatadores, de acordo com a necessidade e caso específico de cada paciente. Porém, uma medida que vem ganhando força é a prática de exercícios físicos e a adequação de um cardápio balanceado com escassez de sódio e aumento de legumes, frutas e verduras.
Contudo, convém ressaltar que essa prática funciona com uma parcela restrita de hipertensos, já que muitos, além dos exercícios e da alimentação, também precisam do apoio de remédios para cuidar da doença.
Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso blog, pois aqui trazemos diversas dicas, curiosidades e informações sobre saúde e segmentos funerários. Garanta também seu Plano Funerário da Funerária Santa Luzia e tenha a assistência, tranquilidade e conforto no momento que mais precisa!