A partida de uma pessoa querida é um momento de muita dor, onde muitas pessoas querem e precisam expressar de alguma maneira o seu sentimento em relação a isso, mesmo que de forma simbólica. Por isso, as pessoas costumam prestar homenagens ao falecido, já que é uma das principais maneiras de demonstrar ternura, respeito e solidariedade num momento tão delicado.
Oferecer uma bela coroa de flores é uma tradição muito comum quando se trata de homenagear alguém que faleceu, afinal é um sinal de afeto e cuidado, que celebra a memória de quem partiu e consequentemente, demonstra aos familiares que ficaram o quanto aquela pessoa foi importante.
Diversas culturas e religiões fazem uso das coroas de flores nessas ocasiões. Mas, o que muita gente não sabe é a origem dessa tradição e porque ela é utilizada sempre em funerais. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você fique por dentro dessas curiosidades.
A origem
Existem inúmeras versões sobre a origem dessa prática, muitos dizem que ela surgiu na Grécia e Roma antiga e, possivelmente, até de uma época anterior.
Relatos históricos sustentam, que o uso de coroa de flores era um pouco diferente de como ela é visto hoje em dia. Na história de povos milenares, elas eram usadas como símbolo de força e vida, para coroar soldados que venciam grandes batalhas e que representavam um papel importante para a civilização.
Já para os primeiros cristãos, a coroa de flores simbolizava o próprio Deus ali presente. O círculo que dá forma a coroa representa o infinito em muitas culturas antigas e remete à vida eterna. Foi por isso que a ideia da coroa como representação de Deus nasceu. Ela define o Criador como eterno e como “Aquele que está em toda a parte”.
Outra versão é que os arranjos florais, eram enviados para as famílias, em forma de cartões de condolências, pela morte do falecido.
Realmente são muitas versões sobre a origem do uso da coroa de flores e de modo geral, as civilizações antigas as consideravam um símbolo místico e a circunferência preenchida pelos vegetais sempre foi remetida ao ciclo de vida eterna.
Mas essa tradição é ainda mais antiga do que as próprias civilizações. Durante uma escavação arqueológica no Iraque, foram encontrados locais de sepultamentos cercados de flores estimados em 62 mil anos a.C. Ou seja, essa é uma prova que esses tipos de símbolos e ritos fúnebres estão presentes em toda a história da existência humana.
Significado da coroa de flores
Em consenso os historiadores relatam que plantas e flores eram usadas em funerais para disfarçar os odores dos corpos falecidos, mas com o tempo e os novos métodos de conservação dos corpos, as flores ganharam um novo significado, de respeito e carinho, já que estão intimamente ligadas ao ciclo de vida e morte, como mencionado acima. Ou seja, elas são uma maneira de homenagear quem se foi, na esperança de que este encontre a paz em outra vida.
Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir os outros textos que temos em nosso blog, Aqui, trazemos sempre diversos conteúdos sobre dicas, tendências e novidades das temáticas que circundam os sistemas funerários