Porto Ferreira - SP
Descalvado - SP

Como envelhecer bem? Conheça algumas atitudes simples que ajudam no processo

O que é envelhecer bem para você? Ter saúde, autonomia, conseguir ajudar a família, poder viajar? Cada pessoa encara esse processo de uma forma diferente e cada um almeja suas próprias conquistas. Porém, existem regras básicas para todos: a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Envelhecer bem, não significa parecer mais novo, e sim viver a vida com saúde física e mental, para poder aproveitar os anos com qualidade. Chegar na melhor idade com autonomia, com certeza é o desejo de todos.

Porém, conforme o tempo passa, deixamos de lado algumas atitudes simples que ajudam a prevenir doenças e garantir a longevidade. Portanto, não basta apenas viver mais, é preciso envelhecer bem para que os anos de maturidade sejam aproveitados com saúde física, mental e muita diversão.

Por esse motivo, além de cuidar da saúde e bem-estar é imprescindível saber envelhecer bem, e adotar atitudes saudáveis. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas simples, para que você passe por esse processo com comodidade. Confira!

 

1. Pratique exercícios físicos

Essa, sem dúvidas, é a principal dica de como envelhecer bem. Isso porque, são muitos os benefícios que as atividades físicas podem proporcionar para a nossa saúde.

Os exercícios físicos, não ajudam apenas no físico, mas também ajudam na prevenção de muitas doenças, mantendo uma boa saúde para os idosos. Eles auxiliam a combater doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol, entre outras que são frequentes entre os mais velhos.

Por isso, o ideal é realizar qualquer atividade por pelo menos 30 minutos, para prevenir e envelhecer bem na terceira idade. A boa notícia é que existem muitos exercícios, onde você pode escolher aquele que mais combina com você, o importante é estar sempre em movimento.

Confira algumas dicas de exercícios para escolher:

● Caminhada;
● Natação;
● Ciclismo;
● Yoga;
● Hidroginástica;
● Musculação.

 

2. Cuide da alimentação e hidratação

Assim como os exercícios, a alimentação também é muito importante na prevenção de doenças que são as vilãs da longevidade. Isso porque, a alimentação saudável, pode contribuir com o aumento da expectativa de vida.

A alimentação, é um fator determinante para a boa saúde e o bem-estar dos idosos. Portanto, manter uma boa dieta, pode ser uma ótima escolha para a melhor idade, o que inclui comer certos tipos de alimentos e evitar outros.

Logo, é de suma importância que você consuma alimentos ricos em proteínas e nutrientes. Assim como, diminuir ou evitar o consumo de produtos processados, industrializados, fast-foods, muito doce, sal em excesso, etc.

É preciso, evitar o pensamento de que se você consumiu esses alimentos a vida inteira, não precisa evitar agora. Isso porque, conforme envelhecemos, o nosso metabolismo vai ficando mais lento e o corpo trabalha diferente de quando somos mais jovens. Sendo assim, se você manter esses hábitos, podem aumentar os riscos para a sua saúde.

A hidratação também é indispensável, por isso, tente consumir no mínimo 2 litros de água por dia.

 

3. Exercite a mente

Não apenas o físico, mas a mente também deve estar ativa. Afinal, ao fazer isso, você reduz o risco de demências, como Alzheimer, ou doenças degenerativas ou neurológicas.

Atividades simples, como ler um livro, escrever, fazer palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogos que envolvam memória e raciocínio, podem te ajudar a exercitar o cérebro. Assim como as atividades físicas, aqui, você precisa encontrar a atividade que você mais gosta, ou até mesmo novas distrações, o importante é manter o cérebro ativo e funcionando bem.

4. Mantenha a vida social ativa

Essa é outra forma de manter a saúde mental em dia. Apesar de muitos idosos preferirem morar sozinhos, o convívio com familiares e amigos, é muito importante para a saúde, assim como é outra forma de envelhecer bem.

Então, saia para fazer um passeio, encontre alguém para conversar, participe de reuniões ou comunidade, jogue algum jogo com parceria, entre outras atividades, é preciso se relacionar, pois assim, cria-se o senso de pertencimento.

5. Prevenção é o melhor cuidado

E por fim, a dica mais importante, prevenção! Não precisa esperar envelhecer para começar essa prática, afinal, as nossas escolhas de hoje, afetam o futuro, o que consequentemente atinge o envelhecer bem. Por isso, realize check-up regularmente, um acompanhamento médico, pode prevenir diversos problemas de saúde.

Além disso, existem algumas doenças silenciosas, que só podem ser descobertas através de exames. E na terceira idade o índice de doenças aumenta, por isso, consulte um médico para saber como está a saúde, se você precisa de alguma medicação, ou até mesmo de algum tratamento.

Outra maneira de prevenção, é ter um plano funerário, pois assim, você e a sua família ficam
despreocupados com a partida de alguém. Além disso, durante toda a vida, o plano tem benefícios e convênios com muitos profissionais da saúde, o que te proporciona uma vida com mais tranquilidade, pois assim, você pode contar com esse plano em todos os momentos.

Portanto, não precisa ter medo do envelhecimento, pois com a adoção de pequenos hábitos, você garante uma vida mais saudável e feliz. Além disso, é válido ressaltar que o ponto chave para um envelhecimento tranquilo e com muita qualidade de vida, é adotar essas práticas até mesmo jovem, pois o momento certo para iniciar é agora!!!

 

Conheça nossos planos funerários, proporcionamos tranquilidade e apoio para os momentos difíceis e bem-estar durante a vida!

 

Confira os outros artigos e compartilhe nossos conteúdos com quem precisa saber!

Gostou? Então compartilhe esse blog com os amigos!

Related Posts

Leave a Reply